Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Protesto na Praça do Congresso

O Twitter amazonense, ou Time Line (TL) baré, deu provas ontem de que o uso que se faz das novas tecnologias é que transforma ou conforma. Ou até deforma. O comunicador Robson Franco, o servidor público Rodrigo Araújo e o Contador Dário Nascimento, twitteiros populares e acompanhados de outros colegas da TL Baré, distribuíram uma “Carta ao povo amazonense” e realizaram um protesto contra o aumento abusivo dos salários dos parlamentares. Em passeata, os manifestantes saíram da Praça do Congresso, percorreram parte das ruas Monsenhor Coutinho, Epaminondas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, até retornar ao local inicial do Protesto. A razão disso tudo é simples. A partir de 1° de fevereiro de 2011, para quem não sabe, deputados, senadores, a presidente da república, o vice e os ministros passam a ganhar o mesmo salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, R$ 26,723,00. Isso significa aumento em cascata para vereadores, deputados estaduais, prefeitos e governadores. E nós, meros mortais, servidores públicos e trabalhadores, ficaremos a ver navios? Quando o dinheiro é privado não dá para por nem R$ 12,00 a mais no salário-mínimo. Porém, quando se trata dos cofres da viúva, esses podem ser assaltados ao bel-prazer? Bem, a partir de hoje, além de comentar e noticiar, postarei, sempre que puder, imagens para demonstrar (ou ilustrar) o que for dito nos meus Blogs. Com uma simples maquininha digital, resolvi praticar um pouco, também, o fotojornalismo. Nem bem o protesto, começou, por exemplo, a Polícia Militar (montada) deu as caras na Praça do Congresso. Vejam algumas imagens de ontem.



Preparação antes da passeata: confecção e exibição das faixas.




Agora a preparação do carro-de-som antes a saída.

Faixa à mão: prontos para a saída.



No carro-de-som o apelo ao povo.
Como á própria placa revela, a Polícia Militar do Amazonas "sempre presente".




Cavalos da Polícia observavam a manifestação e garantiam a ordem.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques.



Um comentário:

  1. Fez muito bem em registrar Ad Eternum esse evento. Poucos, mas valorosos, amazonenses mostrando à comunidade da real possibilidade de se fazer presente e demonstrar aos que exercem indevidamente os mandatos a eles concedidos por nós, como se passassem a ser divindades a serem veneradas a partir de suas eleições.
    Eles, ou aqueles por ele nomeados para cargos públicos, são, isso sim, empregados do povo e em nome desse devem atuar e não usando seus postos em benefício próprio.
    Vou pegar algumas fotos emprestadas para completar meu post na Tribo dos Manaós (http://tribodosmanaoss.blogspot.com/)
    Também acrescento ter sido uma honra conhecê-lo.

    ResponderExcluir