Tempestade de ideias

Lia Ernst Hans Gombrich. Encantado com Leonardo da Vinci, ao anoitecer de uma tarde amazônica. Absorto. Os olhos em “Estudos anatômicos”, laringe e perna, de 1510. Quanta perfeição! Pura arte e anatomia nunca vistas. A última ceia. Mona Lisa. Os olhos deslizam das páginas. À esquerda. Clarões, nuvens, luzes. Sinalizadores do pássaro de aço que da Vinci idealizara. Os olhos voltam-se para as páginas. Mona Lisa. Uma força me impele a erguer os olhos. Duas mãos estendidas por sobre a poltrona 10A chegam a me assustar. O sinal da presença humana tirou-me dos momentos de transe total nos quais vivia cada detalhe de Gombrich sobre da Vinci. A respiração oscilou o ritmo. Um rosto de menina surge entre aquelas mãos, na altura dos cotovelos, lança-me um sorriso terno, infantil e diz; “Tio, porque o senhor deixa aquilo aberto?” e dirige o braço direito para a janela da poltrona 11A na qual eu estava sentado. “É para olhar a nuvens e curtir essa sensação de liberdade”. Sorri. Ela sorriu. “Tomei um susto com as suas mãos”. Ela abriu ainda mais o sorriso. CONTINUA!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O limite da coragem (Primeira parte)

- Enfrentei uma quadrilha de assaltantes apenas com um revólver 38.
- Puxa, primo. Você é mesmo corajoso.
- Não há na face da terra animal que me faça correr.
Quando o Alfredo chegava em Sena Madureira era assim. Cada uma história de deixar encantado qualquer criança que morasse longe da cidades grandes e passasse a gostar de ler livros de bolso(aqueles de faroeste americano escrito por brasileiros). Era Santillana pra lá. Miguel Lafuentes Estefania pra cá. Jurei que um dia seria escritor. E o Alfredo carregava nas tintas. Meus olhos brilhavam.
- Rapaz, tu não imaginas o pique que o cara deu quando eu coloquei o 38 na cara dele. Acho que ele tá correndo até hoje, sem olhar pra trás.
- Puxa vida!
- Outro dia apareceu uma cobra lá no quintal de casa. Peguei a faca e cortei a bicha todinha. Ficou parecendo picadinho.
- Como uma pessoa consegue ser tão corajosa? Acho que eu não enfrentaria nem um rato.
- Ratos? Cansei de matá-los só de susto. Eles iam passando, eu dava um grito e os bichos caiam ali mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário